Introdução: Este trabalho baseia-se nos resultados obtidos durante o projeto de monitoria acadêmica da disciplina de Farmacologia Aplicada à Enfermagem, com o objetivo de relatar a experiência dos monitores no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica-PROMIC. Considerando sua relevância na grade curricular do curso de Enfermagem, a disciplina de Farmacologia Aplicada necessita do apoio de monitores para colaborar com os docentes no processo de aprendizagem. Metodologia: Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que descreve as atividades desenvolvidas pelos monitores da disciplina de Farmacologia Aplicada à Enfermagem. A monitoria foi realizada no primeiro semestre de 2025, entre os meses de fevereiro e maio, com continuidade para o semestre seguinte. Participaram do projeto quatro discentes do curso de Enfermagem da Unifametro, pois a disciplina integra exclusivamente a matriz curricular desse curso. As estratégias utilizadas incluíram a elaboração de materiais de revisão e a oferta de suporte remoto para esclarecimento de dúvidas dos alunos. Resultados parciais e Discussão: Até o presente momento, as atividades desenvolvidas no âmbito da monitoria em Farmacologia envolveram a elaboração de resumos dos conteúdos ministrados pelo professor, a realização de aulas online complementares e o envio de materiais didáticos digitais com o objetivo de reforçar a aprendizagem dos discentes. Essas ações foram planejadas de forma colaborativa entre os monitores e o docente responsável, visando oferecer suporte pedagógico adicional aos alunos da disciplina.Entretanto, observou-se uma baixa adesão por parte dos estudantes às atividades propostas. Apesar dos esforços dos monitores em estabelecer contato e incentivar a participação, a maioria dos alunos não demonstrou interesse significativo nas iniciativas oferecidas. Esse cenário evidenciou um desafio recorrente nas ações de monitoria: o engajamento discente em atividades extracurriculares, mesmo quando estas visam seu próprio aproveitamento acadêmico. Tais resultados parciais indicam a necessidade de reavaliar as estratégias de comunicação e motivação utilizadas, de forma a compreender os fatores que contribuem para a baixa participação e a buscar alternativas mais eficazes para promover o envolvimento dos alunos nas ações de monitoria. Considerações finais: Os resultados parciais deste projeto demonstraram que a monitoria é uma ferramenta muito importante no apoio ao aprendizado em Farmacologia, bem como os desafios enfrentados em relação ao engajamento estudantil. Apesar das estratégias implementadas, como a elaboração de resumos, aulas online complementares e envio de materiais didáticos digitais, a baixa adesão dos alunos às atividades propostas evidenciou a necessidade de revisão das abordagens de comunicação e motivação. Para superar esse obstáculo, planeja-se adotar novas estratégias para o futuro do semestre, como: Utilização de vídeos curtos e dinâmicos para explicar conteúdos complexos, tornando o aprendizado mais atraente, divulgação de links de estudos e materiais interativos, como quizes e estudos dirigidos com perguntas e respostas, para incentivar a participação ativa, utilizar ferramentas de agendamento (como Google Agenda) para “aulas” individuais ou em pequenos grupos e realizar enquetes periódicas para entender as dificuldades específicas dos alunos e adaptar o conteúdo. Todas essas estratégias serão usadas futuramente no projeto como forma de se adequar aos horários e ao perfil dinâmico de cada discente visando aumentar a participação dos monitores no aprendizado dos alunos.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.